Deputado Roberto Andrade em audiência virtual na ALMG — Foto: Arquivo ALMG

Em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, parlamentares demandaram que o Governo de Minas priorize projetos de investimentos no transporte ferroviário no estado.

O objetivo é que essas propostas possam ser apresentadas ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. O pedido foi feito pela Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Durante os debates, os deputados propuseram que esteja nessa lista a proposta de implementação do Anel Ferroviário da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o qual traria melhorias no transporte de carga e também no de pessoas na região.

O deputado Roberto Andrade falou da importância da integração entre a malha ferroviária e o aeroporto de Confins. “Interligar a ferrovia ao aeroporto de Confins é fundamental para criar uma nova saída de escoamento da produção mineira. Isto vai gerar mais emprego e desenvolvimento para o estado”, salientou.

Sobre a renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória/Minas à Vale do Rio Doce, os parlamentares salientaram que a legislação garante que haja um indicativo de que os investimentos serão feitos para que a renovação da concessão seja efetivada.

Sobre estes investimentos, Roberto Andrade reiterou a reivindicação dos municípios da Zona da Mata para que tais recursos sejam aplicados na malha ferroviária de Minas com a reforma de estações antigas e históricas; restauração de trens, implantação de trechos turísticos e a recuperação da malha abandonada pela concessionária.

A subsecretária de Transportes e Mobilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Monica Salles Lanna, enfatizou que vai levar para o secretário da pasta a demanda dos deputados sobre priorizar estes projetos na reunião com o ministro do TCU.

Monica Lanna destacou que Minas dispõe da segunda maior malha ferroviária do Brasil.

Ela afirmou também que o Governo está elaborando o Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais, que definirá os projetos prioritários para a implantação de uma nova estrutura ferroviária no estado.