O deputado Roberto Andrade agora faz parte do partido Avante, número 70. O parlamentar se filia após ser expulso recentemente pelo Diretório Estadual do PSB, numa iniciativa patrocinada pelo seu presidente nacional, Carlos Siqueira. A direção estadual do partido vinha tentando influenciar a postura e as votações do parlamentar, enviando inclusive ofícios para direcionar seu voto, o que ele nunca aceitou.

A formação dos blocos na Assembleia (agrupamento de partidos sob liderança comum, para atuação conjunta na defesa de interesses políticos), no início do ano, foi determinante para a expulsão, pois novamente a direção estadual quis determinar que o deputado não pudesse mais participar do bloco de sustentação ao governo de Minas na casa, decisão que ele considera indevida.

Roberto Andrade desde o início optou por apoiar o governo de Minas, por considerar que Minas ficaria ingovernável sem uma base de apoio e principalmente por acreditar que o atual governo tem virtudes, seriedade e uma boa equipe para fazer com que Minas avance. Em convergência de ideias, ele segue mantedo suas convicções políticas no Avante e a determinação em continuar a trabalhar para auxiliar o Estado a encontrar seu caminho da recuperação econômica e desenvolvimento social.

“Não posso concordar com uma orientação partidária que tenta alijar a nossa atuação política justamente quando nosso Estado mais precisa de união e do envolvimento de todas as forças políticas mineiras, ao vetar a nossa atuação junto ao Bloco Parlamentar de sustentação do governo na Assembleia Legislativa. Entre permanecer no PSB, sem a devida independência política para uma atuação plena e construtiva a favor de Minas e dos mineiros, fico com Minas. E assim avanço com o Avante”, afirma Roberto.

AVANTE

O Avante foi criado em 1989, alicerçado nos pilares: compromisso, prosperidade, humanidade, coletividade, diálogo, transparência e liberdade. Em 2018, foi uma das 21 siglas que atingiram a chamada cláusula de barreira. Com mais de 1,8 milhão de votos válidos, o Avante elegeu sete deputados federais e 15 estaduais em nove estados brasileiros e no Distrito Federal. O Estado com mais deputados federais eleitos é Minas Gerais, que reelegeu inclusive seu presidente nacional, Luis Tibé.