No dia 1º de junho, o deputado Roberto Andrade foi comunicado pelo secretário de estado de governo de Minas Gerais, Odair Cunha, que os recursos para a reforma e ampliação da Escola Estadual Pedro Lessa, em São Miguel do Anta, indicados pelo parlamentar, foram liberados pelo Executivo estadual. No total, foram destinados R$ 544.800,00 para a revitalização do prédio escolar e a construção de mais quatro salas.
A reforma da Pedro Lessa é um sonho antigo da população são-miguelense. Atualmente, as instalações do colégio se encontram em condições precárias, com infiltração nas paredes e nos pisos, telhado deteriorado e rede elétrica comprometida, entre outros problemas que fizeram com que a escola passasse a funcionar, de maneira improvisada, em outro imóvel do município.
Única a oferecer os anos finais dos ensinos fundamental e médio em São Miguel do Anta, a Pedro Lessa é referência na Zona da Mata pelo alto índice de aprovação de seus alunos nas instituições de ensino superior da região, entre elas a Universidade Federal de Viçosa (UFV). O aluno João Vitor Gomes está contente com o início das obras: “Com as novas salas, teremos mais aulas e mais oportunidades”.
Em sua campanha a deputado estadual, Roberto Andrade havia se comprometido a conseguir a revitalização do colégio. Para o deputado, a escola é “um dos motivos de orgulho da cidade” e não poderia ficar abandonada. “Minha relação com a escola é antiga. Por duas vezes, tive o privilégio de ser paraninfo de turmas de formandos do terceiro ano do ensino médio”, explicou.
Nesse sentido, Roberto Andrade encaminhou ofícios aos órgãos de governo e fez reuniões por diversas vezes com secretários até fazer com que o Executivo estadual liberasse os recursos para a reforma da escola, que agora será realizada nos próximos meses, uma vez que o dinheiro já se encontra na Caixa Escolar para pagar a empresa que venceu a licitação da reconstrução do colégio.
As obras já estão prestes a serem iniciadas, como conta o vice-diretor Dennis Costa de Oliveira. “O dinheiro caiu e vamos solicitar a empreiteira para começar as obras, assim voltamos para nossa escola de origem e devolvemos o espaço que estamos usando para o município”, explicou.
Histórico
A primeira ação de Roberto Andrade para a reforma da Pedro Lessa começou logo no início do mandato, em 2015, quando o deputado sensibilizou a então diretora da 33ª Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova, Marli Aparecida, a incluir a escola na lista das instituições que seriam reformadas. A partir de então, o parlamentar passou a cobrar das autoridades competentes a liberação dos recursos.
Em outubro daquele ano, o parlamentar oficiou ao secretário de governo de Minas Gerais, Odair Cunha, para solicitar que o estado desse prioridade à reforma da escola. Também pediu apoio ao subsecretário de Assuntos Parlamentares, Luís Gustavo Riani, no atendimento do pleito. Em dezembro do mesmo ano, o governador Fernando Pimentel comunicou que a liberação da verba estava autorizada, porém o pagamento não havia sido feito até então. Por isso, Roberto Andrade continuou insistindo com as autoridades.
Foram várias ações nesse sentido. Em 2017, no dia 20 de fevereiro, o deputado e o prefeito Wagner reuniram-se com a secretária de Educação, Macaé Evaristo, para novamente cobrar o pagamento das emendas. Em março, houve reunião com o subsecretário de Assuntos Municipais de Minas Gerais, Marco Antônio Viana Leite. No mês seguinte, Roberto Andrade pediu apoio ao líder do governo na ALMG, deputado Durval Ângelo, na liberação dos recursos. Durval também encaminhou ofício à Secretaria de Estado de Governo (Segov).
Somente no início do mês de junho, depois de muita insistência de Roberto Andrade e das lideranças são-miguelenses, enfim o pagamento dos recursos foi realizado. Roberto Andrade comemorou a conquista, mas disse que vai “continuar trabalhando, incansavelmente, para a rápida execução das obras de melhoria da Escola Estadual Pedro Lessa”.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade