Deputados vão também à Procuradoria-Geral de Justiça para discutir a retomada das operações da mineradora.

Em mais uma atividade destinada a discutir a retomada das atividades da Samarco Mineração S.A., a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita a Procuradoria-Geral de Justiça e a coordenadoria da Força-Tarefa Caso Samarco, instituída no âmbito do Ministério Público Estadual.

A visita, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Roberto Andrade (PSB), está agendada para esta terça-feira (20), às 17 horas, na Avenida Álvares Cabral, 1.690, 12º andar, Bairro de Lourdes, em Belo Horizonte. O requerimento é um dos sete aprovados pela comissão para viabilizar a volta das operações da Samarco.

Tragédia – A mineradora está com grande parte das suas atividades paralisadas desde novembro de 2015, quando o rompimento da barragem de Fundão resultou em mortes, destruição de comunidades e poluição da Bacia do Rio Doce desde Mariana (Região Central do Estado) até o litoral do Espírito Santo.

Em maio, durante audiência pública sobre o assunto realizada na ALMG, prefeitos e parlamentares defenderam a retomada das operações para restabelecer os empregos e a geração de impostos para os municípios.

“Os próprios moradores da área afetada exigem a retomada imediata para restabelecer a vida cotidiana. Se voltar a operar, a empresa terá condições de firmar melhores acordos com o poder público e alavancar o desenvolvimento econômico”, afirmou, naquela ocasião, o deputado Roberto Andrade.

Requerimento foi um dos desdobramentos da audiência pública realizada em maio

Fonte: ALMG