O deputado estadual Roberto Andrade (PSB), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, coordena, nesta segunda-feira (13/10), em Muriaé, audiência pública sobre a aplicação da Lei nº 22.111/2016, que tornou a Zona da Mata polo de piscicultura ornamental. A audiência pública atende a requerimento do deputado estadual Bráulio Braz (PTB), autor da referida lei, e será realizada na Câmara Municipal de Muriaé, a partir das 10 horas.
Minas Gerais é atualmente responsável por nada menos do que 70% da produção nacional de peixes ornamentais, o que garante o sustento de milhares de famílias, principalmente na Zona da Mata. A produção local destes peixes, que disputam com gatos e cachorros a liderança na venda de animais de estimação, tem como aspectos favoráveis o clima e a oferta de água de qualidade na região. Alguns criadores chegam a comercializar 200 mil peixes, mensalmente, em sua totalidade espécies originárias da Bacia Amazônica ou da Ásia, com preços que variam de R$ 0,10 a R$ 100, dependendo da cor, da idade e do peso.
A audiência pública é aberta a todos os interessados no setor e são aguardadas as participações de produtores, estudiosos e profissionais do setor. “O deputado Bráulio Braz foi muito feliz na autoria da lei que institui o Polo de Excelência em Piscicultura Ornamental na região da Zona da Mata e agora mostra mais uma vez sua preocupação em torná-la de fato efetiva e conhecida pelos mineiros. Reforçamos aqui o nosso convite para que os empresários, estudiosos do setor, bem como toda a comunidade da Zona da Mata Mineira compareçam à Câmara Municipal de Muriaé para uma discussão ampla e em profundidade sobre o tema”, concluiu o deputado Roberto Andrade.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade