Na segunda-feira (9), o deputado Roberto Andrade esteve na Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais (Sesp-MG) para solicitar ao órgão e às polícias Civil e Militar reforço na patrulha policial dos municípios da base parlamentar, em especial da Zona da Mata, do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha.
Roberto Andrade reuniu-se com o secretário de estado adjunto de segurança pública, Ailton Lacerda, o coronel da Polícia Militar Webster Souza e o delegado da Polícia Civil André Pélli. Na reunião, o deputado demonstrou preocupação com o crescimento do índice de criminalidade em alguns municípios, principalmente nos distritos da zona rural, que sofrem com os constantes assaltos e o tráfico de drogas.
Segundo o parlamentar, as lideranças municipais têm reclamado principalmente da falta de efetivo policial e das condições inadequadas da estrutura de trabalho da polícia.
O coronel Webster disse que novos policiais estão sendo formados neste semestre e serão destinados para algumas dessas localidades. Além disso, o secretário Ailton Lacerda se comprometeu a estudar, com o apoio das prefeituras, maneiras de melhorar as condições de trabalho dos policiais.
De acordo com o delegado André Pelli, há um déficit de estrutura e efetivo na Polícia Civil, que tem sido contornado com mudanças estratégicas dentro da corporação, como a cooperação entre as delegacias municipais e regionais.
Embora alguns pedidos não tenham sido atendidos de imediato, Roberto Andrade ficou satisfeito com o resultado do encontro e destacou o problema do aumento da criminalidade no campo. “A violência que assusta as cidades também está tirando o sono de quem vive no campo. A ação de criminosos vem se tornando cada dia mais frequente na zona rural dos municípios mineiros. Como é sabido, os bandidos estão migrando da cidade para o campo, sobretudo por causa da falta de policiamento preventivo e ostensivo”, explicou.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade