Após discussão popular realizada por meio de audiências públicas e reuniões com setores específicos promovidas pelo Instituto de Planeamento e Meio Ambiente do Município de Viçosa (IPLAM), o projeto final da reforma da praça Silviano Brandão foi definido na tarde da última quarta-feira (04). O projeto desenvolvido em parceria com o gabinete do deputado estadual Roberto Andrade, que é responsável pela emenda parlamentar que garante parte do recurso para a reforma, foi apresentado ao prefeito durante reunião no gabinete.
O projeto foi amplamente discutido durante os dois últimos anos e o planejamento final pretende manter e valorizar as características históricas da praça, assim como garantir uma melhor ambientação e segurança. Para isso, as árvores que já existem no local e a estátua do ex-presidente Arthur Bernardes serão conservadas. Espaços para a banca de jornal e para o ponto de táxi estão garantidos, mas passarão por reformulação.
A concepção da nova Silviano Brandão prioriza a mobilidade, a acessibilidade e a integração dos diversos espaços. Para cumprir esse objetivo, algumas estruturas consideravas obstáculos de visão serão demolidas, como a estrutura do antigo coreto e parte do jardim suspenso próximo à estátua do ex-presidente. Ainda entre as novidades está a instalação de uma fonte seca interativa, pista de corrida e um espaço recreativo fixo para as crianças.
Para o prefeito, a praça deve voltar a ser um cartão postal da cidade após reformada. “Esse projeto valoriza os pontos mais importantes já existentes e cria um espaço agradável e bonito para os viçosenses terem um momento de lazer”, ressaltou Ângelo.
Para a obra, já está garantido, por meio de emeda parlamentar do deputado estadual Roberto Andrade (PSB), o valor de R$ 382 mil. O custo final da obra e a definição da complementação do valor para a intervenção serão definidos após a realização das cotações dos materiais que serão utilizados e da empresa que será responsável pela execução do projeto, que será terceirizada.
Fonte: Prefeitura de Viçosa