Cerca de 40 membros da Comissão Pró-Asfalto, movimento que luta pelo asfaltamento da rodovia MG-280 nos trechos que ligam Paula Cândido a Divinésia (14 km) e Dores do Turvo a Alto Rio Doce (26 km), estiveram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para cobrar dos parlamentares apoio às emendas do deputado Roberto Andrade que incluem as obras de pavimentação da estrada no orçamento geral do governo estadual. Os manifestantes passaram pelos 77 gabinetes da Casa, onde entregaram uma carta e conversaram com os deputados e assessores.
Durante a reunião do Plenário, o grupo estendeu faixas e cartazes nas galerias, ocasião em que Roberto Andrade discursou para cumprimentar a comitiva, integrada por cidadãos e lideranças de Paula Cândido, Divinésia, Senador Firmino, Dores do Turvo e Alto Rio Doce, e conclamou os demais colegas a apoiarem a iniciativa. “Essas pessoas estão aqui para fazer uma reivindicação de mais de 30 anos, porque até hoje eles se encontram numa situação crítica na questão da mobilidade. É hora de os deputados, principalmente aqueles que são votados na região, darem apoio a essa causa”, disse.
Roberto Andrade explicou que a aprovação das emendas não garante a realização das obras, mas cria a previsão legal para que o governo possa executá-las a partir do ano que vem. As emendas nºs 19 e 20 ao Projeto de Lei nº 4.666/2017 têm valor total de R$ 10 milhões, mas o asfaltamento da rodovia é estimado em R$ 80 milhões.
“Nós sabemos que esse valor é insuficiente para a realização das obras. No entanto, a aprovação e incorporação dessas emendas à Lei Orçamentária, nos valores propostos ou mesmo menores do que pleiteamos, é o primeiro e fundamental passo para que, no ano que vem, possamos trabalhar junto ao Governo de Minas a sua efetiva realização e a alocação dos valores financeiros necessários em sua totalidade”, concluiu o parlamentar.
No documento entregue aos deputados, o movimento reconhece que “a conjuntura atual é difícil”, mas a estrada “precisa ser tratada como prioridade e incluída no orçamento do estado para início das obras em 2018”.
Um dos líderes do grupo, o padre Jorge, de Dores do Turvo, agradeceu o apoio que o deputado deu à Comissão Pró-Asfalto e disse que o saldo da visita foi positivo. Ele contou que saiu de lá esperançoso e espera que os deputados votem favoravelmente às emendas.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade