Na última quinta-feira (17), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado Roberto Andrade (PSB), participou de uma reunião com lideranças ferroviárias para discutir a reativação das linhas férreas desativadas em Minas Gerais. O intuito do encontro foi discutir políticas públicas que fomentem o transporte de passageiros e cargas no estado.

Na ocasião, ficou acordado que Roberto Andrade e o deputado João Leite (PSDB) capitanearão uma ampla frente parlamentar, que envolverá lideranças municipais, estaduais e federais, para sensibilizar as autoridades da importância do transporte ferroviário. Segundo os líderes do movimento, Minas Gerais tem um grande potencial nesse setor, mas boa parte da malha férrea estadual está abandonada ou subutilizada. Outra ação será promover um debate na Assembleia.

Para o vice-presidente do Circuito Turístico Serras de Minas, Jershon Ayres de Morais, a audiência pública servirá para debater a antecipação da renovação dos contratos de concessão do uso das linhas férreas pelas grandes empresas mineradoras. “Esse contratos vencem somente daqui a 10 anos mas as empresas querem a renovação antecipada, e nós não aceitaremos essas renovações enquanto as concessionárias não indenizarem as malhas ferroviárias que foram abandonadas e depredadas durantes os últimos 20 anos, como é o caso de Viçosa e região”, explicou.

Também participaram da reunião: vice-presidente do Circuito Turístico Serras de Minas; André Tenuta, vice-presidente do Circuito Ferroviário Vale Verde; Edivaldo Ferreira, do Circuito Ferroviário Vale Verde – Núcleo de Viçosa; Antônio Barbosa, do Circuito Ferroviário Vale Verde – Núcleo de Visconde do Rio Branco; Sérgio Mello, engenheiro e presidente da ONG Apito; Antônio Pastori, coordenador do Grupo Fluminense de Preservação Ferroviária.

Na reunião, ficou decidido que uma frente parlamentar será criada para debater o tema

Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade