A equipe da Escola Estadual Pedro Lessa, de São Miguel do Anta, foi campeã dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) no módulo I do futsal masculino, de que participaram estudantes de 12 a 14 anos de idade de todo o estado. Disputada em Uberaba, a final do torneio ocorreu no último sábado (5), quando o time são-miguelense venceu o Colégio Magnum, de Belo Horizonte, por 7 a 3.
Para chegar à etapa estadual, o Pedro Lessa foi campeão das fases microrregional, jogada contra equipes da superintendência de ensino de Ponte Nova, e regional, jogada contra equipes da Zona da Mata. O time terminou invicto todas as etapas do torneio, sem sequer empatar um jogo. Agora, o Pedro Lessa está classificado para a fase nacional e disputará os Jogos Escolares da Juventude, a serem realizados entre os dias 12 e 21 de setembro em Curitiba (PR).
O técnico Wilton Lopes, professor e diretor do colégio, atribui o desempenho vitorioso do time à dedicação e aos treinos dos atletas, que demonstraram muita “força de vontade dentro da quadra”. O Pedro Lessa contou com o artilheiro da competição, Igor Santos, com 57 gols no total, também considerado, pelo segundo ano seguido, o melhor jogador da categoria em Minas Gerais.
A conquista do título foi festejada em São Miguel do Anta. Os campeões foram recebidos em uma carreata pelas ruas do município no domingo (6). Segundo o prefeito Wagner, o título obtido pelos meninos do Pedro Lessa é “motivo de orgulho para todos os cidadãos são-miguelenses”. Wagner elogiou o trabalho da direção da escola, “exemplo de competência e dedicação ao ensino”.
Quem também saudou a equipe campeã foi o deputado Roberto Andrade. Para o parlamentar, a Escola Estadual Pedro Lessa, considerada uma das melhores instituições de ensino público da Zona da Mata pelo desempenho de seus alunos no Enem e nos vestibulares, agora é destaque no esporte. Roberto Andrade lembrou de seus esforços, junto ao governo estadual, para viabilizar a reforma e ampliação do colégio. “Tenho um grande apreço pela Pedro Lessa, que demonstra ser possível ter educação de qualidade no ensino público. Fico mais feliz ainda por ver a escola virar referência no esporte. Com as obras de revitalização, a escola terá uma estrutura melhor para aproveitar todo o potencial dos alunos”, disse. Na ocasião, o deputado cumprimentou o prefeito Wagner, a vice Filomena e a direção da escola pela conquista.
Foram campeões os atletas: Igor Santos, Luís Antônio, Johny Lucas, João Vitor Gomes, João Vitor Pereira, Pedro Henrique, Sanderson Pereira, Artur Gabriel, Ronaldo Júnior, Gabriel Lopes e Fabrício de Oliveira. Além do técnico Wilton, o time contou com o apoio dos auxiliares André Lelis, Renato Dias e Camila Nunes. Em 2016, o Pedro Lessa foi vice-campeão, após também vencer todos os jogos até a decisão, mas ser superado no último jogo pelo colégio Ibituruna, de Governador Valadares.
JEMG
Os Jogos Escolares de Minas Gerais constituem uma ação do Governo de Minas Gerais e são realizados por meio das Secretarias de Estado de Esportes e de Educação. A execução da competição é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).
Cerca de 5500 alunos competiram nas modalidades de atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, voleibol, vôlei de praia e xadrez, nas modalidades masculino e feminino. Os Jogos aconteceram em dois módulos: módulo I, com alunos de 12 a 14 anos, e módulo II, 15 a 17 anos. Em Uberaba, 258 municípios, envolvendo 762 escolas públicas e particulares, participaram da competição, que no início do ano atingiu o número recorde de 830 cidades inscritas.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade