A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras foi para a Zona da Mata para debater a retomada do transporte ferroviário na região. A audiência aconteceu no Auditório do Fórum Cultural de Ubá e contou com a presença de representantes de vários setores interessados na pauta.
O resultado do encontro vai subsidiar a elaboração do Plano Estratégico Ferroviário (PEF) de Minas Gerais. Ubá já está sendo estudada no âmbito desse plano estratégico, por estar na região da chamada Linha Mineira, que passa por Ouro Preto e Mariana, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Ponte Nova, Viçosa e vai até próximo ao Porto de Açu, em São João da Barra (RJ).
“Esta reunião foi para discutir a Linha Mineira. Ela foi muito importante enquanto existiu, tanto no transporte de cargas como de passageiros. Nossa vontade e maior objetivo é reativá-la”, explica o deputado Roberto Andrade, que acrescenta que o recurso que seria empregado na revitalização daLinha Mineira pode ser desviado para o metrô de Belo Horizonte. “O metrô é necessário, mas esse recurso tem que ser aplicado na Linha Mineira. Dependemos de um decisão judicial do STF mas já estamos programando várias ações para que o dinheiro vá para ela. Vamos ao governador Romeu Zema, vamos voltar ao ministro dos Transportes, e estamos mobilizando nossa banca mineira no congresso para isso”.
O Plano Estratégico Ferroviário (PEF) de Minas Gerais já está em elaboração. A Fundação Dom Cabral, contratada para fazer o estudo, está realizando diversos levantamentos e todos os projetos sugeridos vão entrar nesse planejamento, que mostrará o que pode ser viável para ser implementando no Estado.