Com o objetivo de buscar mais investimentos para a segurança pública de Viçosa, o deputado estadual Roberto Andrade e o prefeito Ângelo Chequer, acompanhados de autoridades e lideranças municipais, reuniram-se com o secretário de Estado de defesa social e representantes da Polícia Civil e da Polícia Militar de Minas Gerais na última sexta-feira (13), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A comitiva viçosense também esteve com o superintendente da Polícia Federal no mesmo dia.

O primeiro encontro foi realizado com o chefe de Estado Maior da PMMG, coronel Marco Antônio Bicalho, que foi informado da atual da situação da segurança pública em Viçosa, onde o crescimento do tráfico de drogas elevou o número de homicídios, latrocínios, assaltos e demais delitos na cidade. Solidário aos representantes viçosenses, o coronel Bicalho se comprometeu a enviar para o município um reforço de 30 policiais a médio prazo e, de imediato, duas caminhonetes Frontier cabine dupla 4×4 e três motocicletas para a implantação do segundo grupo do GepMor.

Em seguida, ainda na Cidade Administrativa, os representantes de Viçosa estiveram com o secretário de Estado de defesa social de Minas Gerais, Bernardo Vasconcelos. Na audiência, as autoridades mostraram ao secretário as dificuldades por que a cidade passa, como alto índice de criminalidade, baixo efetivo policial e falta de estrutura adequada para o combate ao crime. A comitiva solicitou a instalação de uma delegacia regional da Polícia Civil no município, o envio de mais delegados e a melhoria na infraestrutura policial.

Bernardo Vasconcellos disse a Roberto Andrade que não vai medir esforços para contemplar os pedidos dos representantes viçosenses. Segundo o secretário, o governador Fernando Pimentel fez uma recomendação expressa para que as solicitações do deputado fossem atendidas. Se transformada em delegacia regional, a unidade de Viçosa passará a operar em período de 24 horas, evitando a locomoção de cidadãos para a cidade de Ubá, onde hoje funciona a delegacia regional.

Mais tarde, as autoridades viçosenses estiveram na sede da Polícia Federal em Belo Horizonte para encontrar com o superintendente Sérgio Menezes. A reunião contou com a presença do diretor de logística e segurança da UFV, Belmiro Zamperlini, que representou a reitora Nilda Soares, e os juízes federais Rafael Torres e Evaldo Filho. Na pauta do encontro, a possibilidade de instalar uma delegacia da Polícia Federal em Viçosa, que é a única cidade no estado a ter uma universidade federal sem ter uma unidade da PF.

De acordo com o superintendente, por restrição orçamentária, não será possível atender ao pleito no momento, embora haja possibilidade em um futuro breve. No entanto, Sérgio Menezes fez compromisso de instalar em Viçosa, na Vila Giannetti (UFV), um posto de expedição de passaportes, que atenderá a toda região e trará mais comodidade à população. O superintendente disse que vai viabilizar para a cidade uma unidade da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Fico), que ajudará, principalmente, na repressão ao tráfico de drogas.

Para Roberto Andrade, o saldo das reuniões foi bastante positivo. O deputado acredita que o reforço policial é indispensável para a redução da criminalidade em Viçosa, mas disse que somente a repressão não será capaz de combater o crime. Segundo o parlamentar viçosense, também é preciso investir na formação dos cidadãos desde pequenos, dando incentivo a projetos socioculturais e boa formação escolar.

O prefeito Ângelo Chequer também saiu satisfeito dos encontros. Ele espera que o número de crimes praticados em Viçosa caia a partir da chegada dos novos investimentos. O prefeito ressaltou a importância de Viçosa ter um representante na Assembleia de Minas comprometido com o desenvolvimento da cidade. “Viçosa saiu vitoriosa nas últimas eleições ao eleger o deputado estadual Roberto Andrade. Sem o apoio dele aqui em Belo Horizonte, não teríamos a mesma facilidade para nos reunir com as autoridades estaduais e buscar soluções para combater a criminalidade”, afirmou.

Também estiverem presentes nas reuniões: a presidente da Câmara Municipal de Viçosa, vereadora Marilange Pinto Coelho; o vereador Alexandre Valente; o representante da Associação Comercial de Viçosa Bruno Torres; e a advogada Thais Soares Pires.

Roberto Andrade e Ângelo Chequer fazem reivindicações ao superintendente  Sérgio Menezes

Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade