O Deputado Estadual Roberto Andrade participou, virtualmente, do lançamento do programa Destrava Minas Avante, uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A proposta é levantar todas as obras que estão suspensas em decorrência de conflitos judiciais e, por meio de um processo de mediação de conflitos, buscar acordos para sua retomada.

Essa mediação de conflitos entre as partes seria feita por meio dos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos (Cejusc). Serão analisadas obras não só do governo de Minas, mas também da União e das prefeituras mineiras.

A Advocacia Geral do Estado (AGE) fará o levantamento das obras paralisadas no Estado.

Roberto Andrade reiterou em sua fala a importância desta iniciativa para o desenvolvimento de Minas Gerais:

O Governador Romeu Zema ressaltou que boa parte das obras que serão retomadas contarão com recursos do acordo feito pelo governo de Minas com a Vale pela tragédia do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho.

Durante a solenidade foi assinada uma portaria conjunta, para a formalização das parcerias, criando um comitê Interinstitucional formado por representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, governo do estado, Tribunal de Contas, Advocacia-Geral do Estado, Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais e Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.