O vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia de Minas, deputado Roberto Andrade, criticou as operadoras de cartões de crédito pela prática de taxas abusivas. O parlamentar cobra das empresas a redução dos juros praticados sobre as faturas atrasadas dos clientes. As críticas foram feitas na reunião que homenageou os jornalistas que atuam na defesa dos consumidores mineiros, realizada no dia 8 de outubro.
Para Roberto Andrade, as operadoras desrespeitam a legislação vigente e impõem aos clientes multas e taxas que são únicas no mundo. “Quando você pega um extrato de cartão de crédito no Brasil e vê que os juros praticados no parcelamento do débito é superior a 12% ao mês, você não acredita. Isso não existe em lugar nenhum do mundo. Se você mostrar isso para um japonês, americano ou europeu, o sujeito não acredita, porque é tão absurdo e fora de propósito que até parece piada”, criticou. O parlamentar quer que o setor seja mais bem regulado e tenha maior fiscalização dos órgãos de governo.
Roberto Andrade também elogiou o trabalho da imprensa pela realização de matérias que informam os consumidores de seus direitos e auxiliam os poderes públicos no combate a práticas lesivas. “A importância dos jornalistas vai além de informar o público. Eles ajudam os poderes Legislativo e Judiciário fornecendo informações às autoridades através das matérias publicadas nos jornais, que prestam um trabalho de extrema relevância para a população”, disse.
Segundo o deputado, a imprensa contribui para uma sociedade “livre e democrática” até mesmo quando é acusada de “exagerar” em suas matérias. “Muitas vezes a imprensa é criticada de maneira injusta. Alguns dizem que a imprensa, às vezes, exagera. Mas eu prefiro que haja um certo exagero a ter uma imprensa que não tenha liberdade de se manifestar”, afirmou.
Participaram da sessão de homenagem repórteres dos principais jornais de Minas Gerais. Foram entregues a eles moções de aplausos em nome da ALMG.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade