O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Roberto Andrade (PSB), condenou a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que determinou, nesta terça-feira (24), um reajuste de 42,8% na bandeira tarifária vermelha sobre a conta de energia. O valor vai passar de R$ 3,50 para R$ 5,00, a cada 100 KWh consumidos. A Agência alega necessidade de reajustar a tarifa, que passa a vigorar em novembro, para cobrir o aumento no custo de geração de energia do país.

“Mais uma vez a conta da incompetência do estado em planejar e gerir de forma adequada a infraestrutura do país, nesse caso específico a geração e distribuição de energia elétrica, acaba com mais um assalto ao bolso do cidadão. Vamos levar o caso para discussão na Comissão de Desenvolvimento Econômico e buscar apoio nas demais comissões da Casa para discutir esse tema em profundidade”, destacou o parlamentar.

Roberto Andrade aponta que a Agência terá que demonstrar de forma transparente e pormenorizada onde estão sendo utilizados os recursos que arrecada de forma extra das contas de energia, bem como os estudos de impacto econômico na vida dos mineiros. “O cidadão não suporta mais tantas taxas, impostos e tarifas que surgem da noite para o dia em gabinetes de burocratas dissociados da realidade econômica e social do país”, concluiu.

Reajuste de energia afetará desenvolvimento econômico em Minas Gerais

Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade