Nesta sexta-feira (3), por intermédio do deputado Roberto Andrade, autoridades e lideranças viçosenses se reuniram com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para discutir a possibilidade de instalação de uma unidade da entidade no município e estabelecer parcerias para cursos itinerantes nos próximos meses.

Para Roberto Andrade, Viçosa precisa de um esforço mútuo para fomentar a qualificação profissional da comunidade e, nesse sentido, a parceria com o Senac busca suprir uma “demanda reprimida” por profissionais qualificados, principalmente no setor de comércio e serviços.

A reunião no gabinete do prefeito Ângelo Chequer contou com a presença do gerente regional no Senac na Zona da Mata, Felipe Peixoto; o diretor da unidade em Conselheiro Lafaiete, Marco Túlio Pereira Mateus; os representantes da diretoria da Casa do Empresário de Viçosa, Paulo Márcio de Freitas e Bruno Torres; o superintendente de Gestão Pública e Governança, Luciano Piovesan Leme; os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Ivone Maria Pires Barros, e de Agropecuária, Marcos Roberto Fialho; o vice-prefeito Arnaldo Andrade e a líder do executivo na Câmara, vereadora Brenda Santunioni.

Luciano Piovesan ressaltou que o setor de comércio e serviços é responsável por 70% do PIB de Viçosa e que há um crescimento anual considerável no setor. Como exemplo, foi citada a vinda de dois novos supermercados de grande porte para a cidade, a abertura de hotéis e a constante realização de grandes eventos que geram demanda por profissionais qualificados nas mais diversas áreas.

O prefeito Ângelo Chequer disse que o município está disposto a ofertar espaço físico e toda a estrutura necessária para a implantação de uma unidade fixa do Senac em Viçosa e, temporariamente, para a realização de cursos itinerantes. Ele citou o sucesso da parceria entre a Prefeitura e o Sistema Fiemg, que recentemente trouxe para Viçosa a escola móvel do Sesi/Senai, que ofertou mais de 500 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes.

O diretor Marco Túlio Pereira Mateus acredita que Viçosa possui demanda para ter uma sede fixa do Senac. “Nós olhamos Viçosa de maneira positiva. A cidade é realmente diferenciada como vocês estão relatando. Creio que podemos dar um primeiro passo com algumas ações e parcerias itinerantes”, salientou.

Já o gerente Felipe Peixoto destacou a dificuldade orçamentária do sistema, relatando recentes casos de fechamento de unidades e desligamento de pessoal. “No momento está complicado abrir uma nova unidade, mas não descarto uma possível parceria itinerante imediata”, disse. Ele ainda se dispôs a levar as demandas de Viçosa à presidência do órgão para dar continuidade às discussões.

Ao final da reunião, ficou acordado que será montado um grupo de trabalho que definirá os cursos temporários que o Senac trará para Viçosa. Uma das iniciativas será a vinda das carretas da entidade que ministram cursos de capacitação em áreas como gastronomia e informática.

Autoridades discutem formas de trazer o Senac para Viçosa

Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade (com informações da Prefeitura de Viçosa)[/fusion_text]