Em ato festivo no Plenário, Associação Profissionalizante do Menor comemora 40 anos.
Com o Plenário e as galerias lotados de adolescentes trabalhadores, que participaram festivamente da solenidade, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou, na tarde desta segunda-feira (16/11/15), em Reunião Especial, a Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), pelos seus 40 anos de fundação. O requerimento para realização da homenagem partiu da deputada Ione Pinheiro (DEM), com coautoria do deputado João Leite (PSDB).
A Assembleia Legislativa é uma das entidades parceiras da Assprom e emprega, em seus quadros, diversos adolescentes trabalhadores. Na legislatura passada, por decisão do então presidente, deputado Dinis Pinheiro (PP), irmão da deputada Ione, esses jovens foram beneficiados com a redução da carga horária de trabalho de oito para seis horas, sendo mantida a mesma remuneração salarial.
Na solenidade desta segunda-feira (16), a placa alusiva à homenagem foi entregue ao presidente da entidade, Carlos Augusto de Araújo Cateb, pelos autores do requerimento e pelos deputados Sargento Rodrigues (PDT) e Wander Borges (PSB). O presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes, enviou mensagem, lida pelo deputado Wander Borges no encerramento do ato, em que destaca a colaboração entre o Parlamento estadual e a Assprom, considerada por ele “uma das entidades mais respeitadas do Brasil na formação e encaminhamento de jovens para o mercado de trabalho”.
“A Assembleia Legislativa conta há muitos anos com a prestimosa colaboração dos trabalhadores mirins, cuja presença tornou-se indispensável à administração de cada setor deste Parlamento”, destacou o presidente em sua mensagem, acrescentando que a entidade é responsável pela formação cidadã desses jovens. Por meio da Assprom, ressaltou, muitos desses jovens “aprenderam a custear seus estudos com o próprio salário, aprenderam a conviver com adultos e a se relacionar com o mundo. Aprenderam, sobretudo, o valor de se sentirem independentes e a importância da responsabilidade necessária para a construção do próprio futuro”, concluiu.
Na mesa dos trabalhos, presidida inicialmente pelo deputado Duarte Bechir (PSD) e, no encerramento, pelo deputado Wander Borges (PSB), estavam, além desses parlamentares e dos autores do requerimento, os deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Sargento Rodrigues e Roberto Andrade (PTN); o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão; e o presidente da Assprom, Carlos Augusto de Araújo Cateb, entre outros convidados.
A cerimônia teve a participação da Orquestra Jovem da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, sob a regência de Luciene Villani, que executou o Hino Nacional Brasileiro e as músicas Eleanor Rigby e Michelle, dos Beatles. A orquestra conta com 17 adolescentes da Assprom.
A solenidade teve ainda apresentação artística de adolescentes trabalhadores da entidade que compõem o quadro da ALMG, sob a regência da professora Andréa Peliccione. Eles executaram um pout pourri de sucessos da MPB, como Aquarela, de Toquinho, Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e Leãozinho, de Caetano Veloso. Esta última, interpretada também na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
Deputados parabenizam entidade e dão testemunho pessoal
Todos os deputados presentes parabenizaram a Assprom por seus 40 anos de fundação e destacaram a sua importância na vida social e econômica do Estado.
A deputada Ione Pinheiro afirmou que a Assprom tem incentivado o crescimento profissional dos jovens, com projetos novos, procurando inseri-los no mercado de trabalho, com apoio de órgãos públicos e empresas privadas e procurando reverter o quadro de desemprego no Estado. “Graças à Assprom, disse a parlamentar, os jovens não só têm a chance de conquistar a sua profissão, como também vencem barreiras econômicas e sociais. Desejamos que a Assprom continue neste propósito de transformar a vida desses jovens com um futuro melhor”, salientou. Ione lembrou também o papel do irmão, ex-deputado Dinis Pinheiro, que reduziu a carga horária de trabalho dos adolescentes trabalhadores da Assprom na ALMG, permitindo que possam dedicar mais tempo aos estudos.
O deputado João Leite enfatizou a importância da Assprom para a população do Estado. E destacou que a entidade induz os jovens a absorver valores importantes para a vida e a profissionalização, como a disciplina. “O que faz a diferença é o esforço, o trabalho de cada um e o ambiente ao redor. Esse ambiente pode fazer com que vocês experimentem uma grande transformação pessoal e social”, disse o parlamentar, apresentando, a seguir, o seu próprio testemunho pessoal, como esportista, depois professor de História e parlamentar. “Nunca é tarde para se preparar, o que pode trazer grande mudanças nas suas vidas”, concluiu, lembrando que ao longo de seus seis mandatos sempre contou com a colaboração dos trabalhadores mirins.
Já o deputado Sargento Rodrigues parabenizou a associação e disse para os jovens que é necessário dedicação nos trabalhos. “Os valores que vocês estão aprendendo no dia a dia vão somar muito nas suas vidas”, afirmou. O deputado disse que os salários recebidos pelos adolescentes trabalhadores por meio da Assprom, além de contribuir para o orçamento familiar, leva os jovens “a um patamar de dignidade, respeito e reconhecimento de suas famílias”.
O deputado Dalmo Ribeiro Silva afirmou que os jovens da Assprom desempenham um papel importante para os deputados e deputadas da Assembleia. “Continuem em sua caminhada de trabalho e principalmente buscando novos conhecimentos”, disse, lembrando que ele próprio iniciou a vida como office-boy da Prefeitura de Ouro Fino (Sul do Estado).
O deputado Wander Borges lembrou que sua carreira profissional teve início na Assprom. Dirigindo-se aos adolescentes, o parlamentar afirmou que vale a pena sonhar. “É fundamental a disciplina, a determinação e o foco em objetivos. Renovar as esperanças. É isto que nós, da Assembleia, desejamos, pois vocês são os pilares do futuro da nação,” disse.
Presidente da entidade destaca parceria com poder público
O presidente da entidade, Carlos Augusto de Araújo Cateb, agradeceu a homenagem prestada pelo Parlamento mineiro bem como o acolhimento da Assembleia aos projetos sociais da entidade, em prol da formação da juventude, e disse esperar que a Assprom e a Assembleia mantenham o vínculo que há anos une as duas entidades.
Dirigindo-se ao secretário André Quintão, disse esperar também manter parcerias com o Executivo por meio de projetos de inclusão social. “O sucesso de cada um dos adolescentes é a força moral que impulsiona os associados a promoverem esse trabalho”, disse.
Carlos Augusto citou vários ex-trabalhadores mirins da Assprom que hoje ocupam cargos importantes em diferentes segmentos da sociedade, entre eles, o vice-reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e também vice-presidente da Assprom, José Eustáquio de Brito, presente à reunião, e o rapper, cantor e compositor Flávio Renegado (Flávio de Abreu Lourenço).
O ex-adolescente mirim, hoje funcionário da Assembleia, Sérgio Henrique Vieira dos Santos, também discursou, ressaltando o quanto a Assprom foi importante para a sua vida pessoal e profissional. Tendo ingressado na Assembleia, em 1985, por intermédio da Assprom, Sérgio acabou sendo aproveitado no quadro de recrutamento amplo onde permanece até hoje. Segundo ele, outros profissionais da Assembleia também tiveram a mesma origem e ocupam hoje no Legislativo mineiro cargos diversos, seja como efetivos ou como integrantes do quadro de recrutamento amplo.
Ele deu vários conselhos aos trabalhadores mirins, alertando-os para aproveitarem o tempo livre para estudar e buscar conhecimento. “Para isso, aconselhou, procurem usar menos o celular e se dedicarem mais aos estudos”.
No encerramento do ato, os mascotes Raposão e Galo Doido, dos clubes Cruzeiro e Atlético Mineiro, entraram no Plenário da ALMG e fizeram a alegria da garotada. Os dois times de futebol apoiaram a homenagem à Assprom, distribuindo camisetas e outros brindes aos adolescentes trabalhadores.
Histórico – A Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte (Assprom), entidade sem fins lucrativos, beneficente e de assistência social, foi fundada em 4 de dezembro de 1975, com o objetivo de atender adolescentes da extinta Guarda Mirim. Ao longo dos anos, a Assprom ampliou sua atuação e, atualmente, atende, em média, 3.500 adolescentes e jovens, da Capital e do interior do Estado. Sua missão é promover, em caráter beneficente, a formação pessoal, profissional e cidadã, oferecendo ferramentas para a melhoria da qualidade de vida do adolescente e jovem e famílias em situação de vulnerabilidade social. Com essa finalidade, desenvolve inúmeras ações como cursos profissionalizantes, acompanhamento escolar e profissional e atividades socioeducativas. A partir dessas ações, os adolescentes e jovens desenvolvem suas potencialidades e se apropriam de seus direitos sociais, como prevê a Constituição Federal. A Assprom desenvolve dois programas beneficentes com objetivos socioassistenciais: Adolescente Trabalhador e de Aprendizagem. A formação teórica e prática propicia a capacitação profissional e a formação ética, moral e humana. Durante o itinerário formativo, todos recebem integral apoio e auxílio, tanto da Assprom quanto das empresas e órgãos públicos parceiros que os contratam. A família e a escola são também atores nesse processo.
Fonte: ALMG