Na próxima segunda-feira (3), Viçosa será palco de uma audiência pública que debaterá ações referentes à destinação de recursos da multa pelo abandono de linhas ferroviárias em Minas Gerais, hoje estimada em R$ 680 milhões. O evento será realizado pela Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, da ALMG, a pedido do deputado Roberto Andrade (PSB), no salão nobre da Prefeitura, às 10 horas.

Representantes do circuito turístico Serras de Minas estimam que o trecho da ferrovia entre Ponte Nova e Ubá tem de receber, proporcionalmente, cerca de R$ 148 milhões para as obras de revitalização. A multa foi estipulada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por pressão do Ministério Público Federal, para penalizar as concessionárias pelas linhas abandonadas.

Segundo Roberto Andrade, a audiência ouvirá o prefeito Ângelo Chequer e os vereadores do município e receberá documento com reivindicações referentes à destinação de recursos de multa pelo abandono de linhas ferroviárias para a recuperação dessas linhas.

“Embasados por argumentos técnicos, econômicos e culturais, discutiremos na audiência pública a reativação e utilização de trechos ferroviários com fins turísticos e socioeconômicos”, explica o parlamentar.

Os deputados da Comissão têm realizado uma série de audiências públicas para encontrar meios de reativar a malha ferroviária do estado. Também pretendem debater com a equipe de transição do governo eleito, em outra audiência pública, o desenvolvimento do transporte ferroviário.

Graças a Roberto Andrade, mais uma vez Viçosa receberá uma audiência pública da ALMG

Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade