O deputado Roberto Andrade recebeu a Comenda Arthur Bernardes, honraria concedida a cidadãos comprometidos com o destino do povo brasileiro e que, pela sua inteligência, cultura e devotamento à causa pública, se mobilizam em diferentes atividades. Também receberam a condecoração a reitora da UFV, Nilda Soares, e o artista e ativista social Thyaga. O evento aconteceu na Praça Silviano Brandão, em Viçosa, neste sábado (8).
Para Roberto Andrade, o ex-presidente da República Arthur Bernardes, nascido em Viçosa no ano de 1875, revolucionou a cidade por ter criado a Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), que mais tarde se transformaria na Universidade Federal de Viçosa (UFV).
“Arthur Bernardes foi um estadista notável, um homem público cuja visão alcançava décadas à sua frente. Na posição em que estava e com o poder que tinha, ele poderia ter trazido para sua terra natal uma grande indústria ou uma empresa estatal – empreendimentos que, sem dúvida, também gerariam riquezas em Viçosa e região, mas muito provavelmente esses benefícios que seriam importantes para aquele momento não estariam mais entre nós, pois qualquer que seja o tipo de capital, público ou privado, ele não permanece para a eternidade”, afirmou Roberto Andrade.
Em seguida, o deputado enalteceu o trabalho dos homens e das mulheres que construíram Viçosa ao longo das décadas, falou de sua passagem pela Associação Comercial de Viçosa (ACV), homenageou os comendados e os responsáveis pela realização da Semana Arthur Bernardes e citou seu pai, Lacyr Anrade, como sua inspiração na política.
Criada em 1983 pela Associação Comercial de Viçosa, a Comenda do Mérito Arthur Bernardes é entregue a cada dois anos. Os agraciados são escolhidos por indicação dos associados da entidade.
A íntegra do discurso pode ser lida aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade