A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quarta-feira (3), requerimento do deputado Roberto Andrade (PSB) para realizar reunião conjunta com a Comissão de Segurança Pública sobre a segurança no campo. De acordo com o parlamentar, a ação de criminosos vem se tornando cada vez mais frequente na zona rural.
Roberto Andrade explicou que a violência não para de crescer e há uma tendência de migração da criminalidade para o campo. “A violência que assusta as cidades também está tirando o sono de quem vive no campo. A ação de criminosos vem se tornando cada dia mais frequente na zona rural dos municípios mineiros. Como é sabido, os bandidos estão migrando da cidade para o campo, sobretudo por causa da falta de policiamento preventivo e ostensivo”, justificou.
Para o deputado, há algumas peculiaridades que facilitam a ação de criminosos no meio rural, como ausência de vizinhança, dificuldade de deslocamento dos agentes de segurança e facilidade comercializar o produto do crime. Roberto Andrade também citou a existência de quadrilhas especializadas em furto de fazendas e gados.
A audiência ainda terá data definida e contará com a participação de especialistas em segurança pública, produtores rurais e representantes de classe.
Roberto Andrade quer debater formas de combate à violência no campo
Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade (com informações da ALMG)