A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) tem novo presidente. Trata-se do deputado Roberto Andrade (PSB), eleito pelos colegas parlamentares nesta terça-feira (21). Na ocasião, o parlamentar viçosense falou das prioridades da comissão para o fomento da economia no estado. A vice-presidência ficou com o deputado Fabiano Tolentino (PPS).

Temas como guerra fiscal e tributária, aeroportos, rede hoteleira, turismo de eventos e Samarco serão retomados pela comissão. No entanto, segundo Roberto Andrade, o foco da comissão será a criação de empregos para a população e, como consequência da expansão da atividade econômica, o aumento da arrecadação para o estado e os municípios investirem em saúde, educação e segurança. “Nosso foco será a geração de empregos na indústria, no comércio e no turismo, trabalhando junto com as associações e entidades de classe”, afirmou.

O deputado também abordou as dificuldades que os empresários enfrentam ao empreender no país. “O empresário no Brasil hoje é um herói. Ele vive em um ambiente de burocracia extrema, com uma das maiores tributações do mundo e uma legislação que engessa os negócios. Mesmo assim temos empresários que têm feito a diferença”, afirmou.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico tem o objetivo de alavancar a economia estadual por meio de políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo. Desde 2016, quando passou a ter novo nome e mais atribuições, a comissão ganhou notoriedade pela magnitude das questões debatidas e dos eventos realizados.

Ainda integram a comissão os deputados Braulio Braz (PTB), Fábio Avelar (PT do B) e Ivair Nogueira (PMDB). Ficou definido que as reuniões ocorrerão às 10h das quintas-feiras.

CCJ

Além da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Roberto Andrade será membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante da Casa. A CCJ é responsável por analisar a legalidade, a constitucionalidade e a juridicidade dos projetos de lei em tramitação.

Para Roberto Andrade, fazer parte das duas comissões como membro efetivo fortalece e valoriza seu mandato. “Minha indicação para essas importantes comissões é fruto de um trabalho sério que realizei na Assembleia nesses dois anos de mandato. Fico orgulhoso de ver que a nossa atuação na Casa está sendo reconhecida”, afirmou.

Comissões

A ALMG tem, na atual legislatura, 21 comissões permanentes. Nelas, os deputados opinam sobre os projetos em tramitação, promovem audiências para debater temas específicos e realizam visitas para conhecer de perto a realidade do estado. As reuniões são públicas e algumas são transmitidas ao vivo pela TV Assembleia.

Roberto Andrade ainda é membro suplente das comissões de Política Agropecuária e Agroindustrial e de Redação.

Confiram pronunciamento do deputado aqui.

Roberto Andrade assume a presidência da prestigiada Comissão de Desenvolvimento Econômico

Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade