Reunião especial homenageou os 100 anos de história da mais antiga instituição jurídica do Estado.

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou Reunião Especial de Plenário, na noite dessa quinta-feira (27/8/15), para homenagear os 100 anos de fundação do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (Iamg). Requerida pelo deputado Duarte Bechir (PSD) e presidida pelo deputado Roberto Andrade (PTN), a homenagem foi aberta com a exibição de um vídeo sobre a história dos 100 anos de fundação da entidade.

A reunião contou com presença do presidente do Instituto, desembargador Nilson Reis; além de representantes do governo do Estado, da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas (OAB-MG), da Defensoria Pública, da Junta Comercial do Estado e da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Na oportunidade, houve também apresentação do Conjunto de Cordas da Fundação Artística de Belo Horizonte.

Em seu pronunciamento, o deputado Duarte Bechir lembrou os anos de trabalho da instituição em diferentes momentos históricos do País, destacando o Iamg como uma entidade de referência no debate sobre temas relacionados ao direito. “Celebrar o centenário do Instituto dos Advogados de Minas Gerais é, antes de tudo, enaltecer a memória de uma instituição pioneira, que congrega o mais elevado pensamento jurídico de nosso Estado, que sempre figurou na vanguarda em defesa do direito e da justiça e que atua, combativamente, em favor da democracia e do Estado de Direito”, saudou o parlamentar, destacando ainda a pertinência de se realizar a homenagem exatamente no mês que marca a comemoração do Dia do Advogado.

O presidente do Iamg, desembargador Nilson Reis, saudou a homenagem como um ato de reconhecimento dos esforços da entidade ao longo de sua história. “Esse ato da Assembleia Legislativa é marco e registro da celebração do centenário da mais antiga instituição jurídica do Estado, que sempre, para a satisfação do seu objeto e de seus objetivos estatutários, estimula o debate jurídico e político não partidário, na trincheira resistente à ditadura, à violação ao texto constitucional e ao ordenamento jurídico, na luta pela democracia, como defensora intransigente do Estado Democrático de Direito”, declarou o magistrado.

Representando o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), o deputado Roberto Andrade destacou que a homenagem demonstra o reconhecimento do Parlamento mineiro, ao que chamou de um importante pilar de sustentação da justiça, da legalidade e da democracia em Minas Gerais e no Brasil. Reconhecemos o papel do Instituto dos Advogados de Minas Gerais no zelo pela aplicação das leis existentes, com ousadia, coragem, liberdade de pensamento e ação. Temos certeza de que o próximo século de existência da instituição nos trará, e aos nossos descendentes, o mesmo orgulho por essa entidade tão querida e definitivamente imprescindível para o Estado”, enfatizou o presidente da solenidade.

O Instituto – Fundado em 7/3/1915, o Instituto dos Advogados de Minas Gerais foi criado com o propósito de debater variados temas relacionados ao direito e de fomentar a atuação do advogado na política e na vida dos cidadãos. A entidade, que oferece palestras, congressos, simpósios e cursos, teve participação direta em diversos momentos históricos do Estado e do País, como o Manifesto dos Mineiros, em 1943; a Constituição de 1988; o novo Código Civil, em 2002; e o novo Código de Processo Civil. Contando com o incentivo do Programa Nacional de Apoio à Cultura, por meio da Cemig, o Iamg já teve aprovada a conclusão de um convênio com a Faculdade de Direito de Coimbra, Portugal, para intercâmbio sobre cursos jurídicos. Passaram pela presidência do Instituto renomados juristas, como Pedro Aleixo, Caio Mário, Mílton Campos, Raul Machado Horta e Celso Cordeiro Machado.

Roberto Andrade (deputado estadual PTN/MG), Nilson Reis (presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais - IAMG), Duarte Bechir (deputado estadual PSD/MG)

Roberto Andrade (deputado estadual PTN/MG), Nilson Reis (presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais – IAMG), Duarte Bechir (deputado estadual PSD/MG) / Foto: ALMG

Fonte: ALMG