Na terça-feira (22), lideranças eleitas no pleito municipal deste ano estiveram em Belo Horizonte para participar de uma reunião de trabalho promovida pelo deputado Roberto Andrade (PSB). O evento contou com exposições sobre temas de relevância para os novos gestores públicos. Os assuntos abordados giraram em torno da profissionalização da administração municipal como forma de torná-la mais célere, econômica, transparente e eficiente.
Na abertura do encontro – que contou com cerca de 70 participantes, entre prefeitos, vereadores e secretários –, Roberto Andrade disse que o motivo da reunião é dar aos futuros gestores municipais “informações relevantes que possam contribuir com a administração pública” e colocar o gabinete à disposição dos aliados. “O nosso gabinete na Assembleia de Minas vai ser uma extensão do gabinete dos novos prefeitos. A minha equipe de assessores dará todo o suporte técnico em tudo que for necessário, como projetos, obras e emendas”, disse.
Um dos palestrantes foi o professor Bruno Torres, empresário e especialista em marketing político, que tratou da importância da comunicação institucional como ferramenta de divulgação profissional da gestão pública. Já o consultor Hildebrando Clark abordou as etapas necessárias para realizar um convênio dentro das normas técnicas e legais.
Outras palestras ministradas foram sobre as vantagens da cobrança da dívida ativa pela via extrajudicial em vez da execução fiscal e os benefícios da regularização fundiária para os municípios. Ambos os processos contam com a participação dos cartórios e são formas de garantir receita para a administração municipal e mais bem-estar à população.
Também foram temas das apresentações: os softwares de apoio à gestão pública, a importância da contabilidade e dos portais de transparência e a relação harmônica das prefeituras com o Ministério Público.
Estiverem presentes os prefeitos recém-eleitos Ricardo Andrade (Cajuri), Wagner Mol (Ponte Nova), Wagner Damião (São Miguel do Anta), Luiz Henrique (Araponga), Ari (Guiricema), Luciano Machado (Manhumirim), Claudiomir Vieira (São Sebastião da Vargem Alegre), Marquinhos (Couto de Magalhães de Minas), Carlinhos Barbosa (Turmalina), Pascoalino (Rio Pomba) e Edilson (Veredinha).
Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade