Da tribuna do plenário da ALMG, o deputado Roberto Andrade (PSB) anunciou a instalação da delegacia regional da Polícia Civil em Viçosa. De acordo com o parlamentar, a delegacia já havia sido criada formalmente, mas faltava sua implantação na prática, que será realizada no mês de maio. O pronunciamento foi feito na última quinta-feira (20).

Até então, Viçosa era a única cidade no estado com universidade federal que não tinha delegacia regional, apesar de já ter a estrutura física para ela. Após a instalação da delegacia, a unidade de Viçosa passará a ter mais delegados, haverá aumento do efetivo policial e de viaturas, ampliará sua estrutura e operará em período de 24 horas.

Em seu discurso, Roberto Andrade elogiou o empenho do chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, João Octacílio Silva Neto, e do governador Fernando Pimentel, que “tiveram a sensibilidade de tirar a delegacia do papel e efetivá-la”.

“Essa delegacia, pela importância que Viçosa tem, será importante para reduzir a criminalidade no município. É um absurdo que ocorrências registradas fora do horário de expediente façam com que as pessoas se desloquem para outro município para fazer o boletim”, explicou. O deputado citou um acidente de carro que matou cinco pessoas de São Pedro dos Ferros que foram fazer o boletim de ocorrência em Ponte Nova como exemplo do transtorno que a ausência de uma delegacia pode provocar.

Histórico

O pleito é antigo. As autoridades viçosenses vêm lutando há anos pela vinda da delegacia regional. O próprio deputado Roberto Andrade, logo que tomou posse na ALMG, começou a cobrar do Governo de Minas a instalação da delegacia. Em abril de 2015, a pedido do parlamentar, foi realizada audiência pública em Viçosa para debater formas de combater a criminalidade no município e na microrregião. Na ocasião, o deputado, novamente, lembrou da importância da delegacia e o prefeito Ângelo Chequer reforçou que os investimentos na área de segurança pública no município eram urgentes.

Durante os últimos dois anos, Roberto Andrade reuniu-se várias vezes com representantes do governo e da Polícia Civil para explicar a importância da delegacia regional em Viçosa. Em julho de 2015, por exemplo, o deputado liderou uma comitiva com autoridades viçosenses que percorreu diversos órgãos das polícias do estado para cobrar mais investimento em segurança pública.

O vereador Helder Evangelista (Cheirinho) está entre as lideranças de Viçosa que mais lutaram pela instalação da delegacia. Nos últimos anos, Helder percorreu as câmaras da região para pedir apoio aos colegas dos legislativos municipais, conseguiu um abaixo-assinado com cerca de três mil assinaturas e participou de diversas reuniões com o chefe da Polícia Civil e o secretário de defesa social. O vereador disse que está feliz por ver que enfim seu trabalho conseguiu o resultado esperado.

Plantão em Viçosa

Atualmente, as ocorrências policiais que são registradas em Viçosa das 18h às 7h do dia seguinte são sempre encerradas na delegacia de Ubá, que funciona em regime de plantão. Esse deslocamento durante a madrugada empenha vários policiais e viaturas da Polícia Militar de Viçosa, o que causa uma diminuição na equipe de plantão que poderia atender a outras ocorrências na cidade.

Deputado Roberto Andrade anuncia instalação da delegacia regional em Viçosa

Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade