Por iniciativa do deputado Roberto Andrade, o vice-presidente executivo do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Hernani de Castro Júnior, esteve em Viçosa para apresentar a entidade a empresários da cidade. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (29), na Casa do Empresário, e também contou com a participação de representantes de classe e autoridades públicas. A ideia é angariar recursos e voluntários para a fundação de um Convention em Viçosa.
Embora privada, a associação não tem fins lucrativos e seu objetivo é fazer a captação de eventos de negócios nas cidades onde está instalada. Presente em vários países, o Convention & Visitors Bureau está em 115 municípios brasileiros, sendo 20 em Minas Gerais. O foco do C&VB é desenvolver estratégias de marketing e relacionamento em favor dos cooperados e providenciar contatos e informações que possam ajudar na realização de um evento local.
Em seu discurso, o deputado Roberto Andrade destacou que, atualmente, a microrregião de Viçosa tem condições de receber grandes eventos por causa da infraestrutura já consolidada, como as redes de hotelaria e restaurantes. “Nossa região tem grande potencial, mas falta nos organizarmos melhor para trazer mais eventos para cá. Acredito que o Convention conseguirá realizar esse trabalho”, disse.
No entanto, de acordo com o relato dos participantes do encontro, a falta de um centro de convenções na cidade é apontada como um empecilho para a realização de mais eventos. O município tem carência de espaços e é muito dependente da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Estima-se que, por ano, Viçosa receba cerca de 400 mil visitantes e entre 600 e 800 eventos anuais são feitos somente na UFV.
Para o vice-presidente do Convention de Belo Horizonte, as atividades desenvolvidas pela entidade podem movimentar toda a cadeia produtiva do turismo, sendo o principal beneficiado o comércio. “Viçosa não é uma cidade turística. É uma cidade com potencial turístico. Precisa ser feito aqui um trabalho de conscientização dos diversos segmentos ligados ao setor no sentido de uni-los em torno de um objetivo comum. Sem essa aliança estratégica, o turismo não se desenvolve”, explicou.
Hernani citou o exemplo de Ouro Preto, onde a UFOP permitiu que seu espaço de eventos fosse utilizado para atividades não ligadas exclusivamente à universidade. “Se a vocação de Viçosa é o ensino superior, a educação, as estratégias para fomentar o turismo de negócios devem começar por aí”, afirmou.
Ao fim do encontro, ficou acordado que os participantes escolherão três representantes para dar início ao processo de aprovação do estatuto, eleição da diretoria e busca de parcerias.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade