O deputado Roberto Andrade, vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da ALMG, é relator do Projeto de Lei nº 357/2015, que pretende limitar o repasse, por parte dos bancos de dados de caráter público, de informações acerca de consultas relativas a consumidores interessados em obter crédito no mercado.
Na reunião ordinária de hoje, Roberto Andrade deu parecer favorável ao projeto, que agora segue para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.
De acordo com o parecer do relator, o consumidor tem sido prejudicado ao adquirir bens ou obter financiamentos em diferentes empresas, pelo fato de cada aquisição ou empréstimo gerar consultas, pelas credoras, aos serviços de proteção ao crédito.
“Quando se atinge determinado número de consultas sobre o consumidor, seu nome acaba sendo negativado pelos bancos de dados, o que tem ocasionado a negação de crédito por parte das empresas a consumidores em cujo cadastro não consta nenhuma restrição”, argumentou Roberto Andrade.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade