O Plano Estratégico Ferroviário (PEF) de Minas Gerais já está em elaboração. A Fundação Dom Cabral, contratada para fazer o estudo, apresentou aos deputados na Assembleia a metodologia que será usada e os dados iniciais apurados. O levantamento deve durar 14 meses, com entregas parciais validadas a cada etapa.

Diversos projetos ferroviários serão testados pela FDC na mais avançada plataforma de estudos de transporte da América Latina e com o maior banco de dados de controle de vias. Softwares de última geração trarão respostas, por exemplo, sobre a existência ou não de demanda, impactos em empregos, efeitos econômicos e até emissão de gáses de efeito estufa.

Todos os projetos sugeridos vão entrar num estudo que mostrará o que pode ser viável, do ponto de vista da sustentabilidade. Gargalos e soluções serão apontados e tudo no portfólio será precificado, permitindo avaliação sobre a pertinência de investimentos privados ou a necessidade de recursos públicos. E esse grande estudo vai simular diversos cenários com prognóstico até 2035, para gerar um portfólio de todos os projetos prioritários.

O deputado Roberto Andrade integra a Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa. Ele reforça que esse portfólio de projetos poderá trazer um benefício logístico, econômico e social enorme paro o Estado. “Minas e o Brasil estão na contramão da história. Enquanto outros países privilegiaram o transporte ferroviário aqui optamos pelas estradas, que inclusive estão defasadas. Mas ainda há tempo. Por isso criamos a Comissão Pró-Ferrovias na Assembleia. É um trabalho de muitos anos, de longos estudos e planejamento. Para Minas voltar a crescer, precisamos do transporte de passageiros e de cargas”.

Requerimentos de vários parlamentares pediram a inclusão de trechos, de cargas e passageiros, ou turísticos, nos estudos do PEF. Hoje, a predominância dos trilhos é da cadeia do minério de ferro, com 94% de todo o transporte. O Plano Estratégico Ferroviário (PEF) é a grande oportunidade para desenvolver e diversificar a malha mineira.