O deputado Roberto Andrade participou de uma reunião com o secretário de turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, e representantes de entidades ligadas ao setor para discutir a revitalização da linha férrea que liga Viçosa a Cajuri. A ideia é utilizar o trecho entre as duas cidades tanto para o transporte de pessoas como para o fomento ao turismo. O encontro aconteceu nesta terça-feira (11), em Belo Horizonte.
As lideranças apresentaram ao secretário os projetos Caminho do Campo e Trem das Serras de Minas. O primeiro pretende implantar um roteiro de agroturismo na microrregião de Viçosa para gerar receita no meio rural. Já o segundo faz parte de um projeto mais amplo, que visa a implantar um circuito turístico ferroviário que integre diversos municípios das Serras de Minas. A reativação inicial da linha Viçosa-Cajuri, uma proposta de Roberto Andrade, pode ser o primeiro passo para deslanchar os dois projetos.
Para a reativação das linhas férreas que cortam a microrregião, a iniciativa conta com o apoio da UFV, da Prefeitura de Viçosa e do Saae, que farão a limpeza e revitalização dos trilhos. O trecho que liga Viçosa a Cajuri tem um trajeto estimado em 12 quilômetros.
O coordenador dos dois projetos, Jershon Morais, explicou que o trem a ser utilizado no percurso virá de um trabalho que está sendo desenvolvido, em Cataguases para a redução de custos operacionais, que consiste em motorizar vagões abandonados, com motor a diesel e sistema hidráulico, uma vez que a aquisição de locomotivas é inviável.
O secretário Ricardo Faria ficou entusiasmado com a construção das litorinas e viu na iniciativa a possibilidade de dar início à instalação de uma indústria ferroviária em Minas Gerais. Ricardo solicitou ao deputado Roberto Andrade o envio do projeto-piloto que será implantado na cidade de Cajuri, o primeiro município a receber o trem turístico com o programa completo.
Também participaram do encontro o presidente do Circuito Turístico Serra de Minas, Sérgio Vitarelli, e o presidente da ONG Instituto Cidades, André Tenuta.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade