Foi sancionada, na última quinta-feira (15), lei estadual que declarou de utilidade pública o Instituto Asas, entidade filantrópica viçosense que realiza atividades culturais e artísticas em todo o estado. A iniciativa partiu de um Projeto de Lei de autoria do deputado Roberto Andrade (nº 3.673/2016) e dará aos organizadores melhores condições de buscar subsídios para suas ações de difusão e fomento à cultura.
O Instituto Asas é ligado ao Núcleo de Arte e Dança e tem, entre suas prioridades, levar à dança aos menos favorecidos e profissionalizar os artistas que atuam no segmento cultural. As atividades de maior destaque da entidade são o Projeto Voar, que angaria talentos para a dança entre crianças e adolescentes de escolas públicas, e os grupos profissionais Impacto e Êxtase, já consagrados no cenário artístico estadual e nacional.
A produtora cultural Patrícia Lima agradeceu ao deputado Roberto Andrade pela conquista e vê, na iniciativa, um reconhecimento do trabalho de 11 anos do Instituto. “Espero que essa declaração de utilidade pública abra muitas portas. Nosso trabalho está sendo reconhecido e a cidade de Viçosa já é vista como um polo de dança. Esse reconhecimento dará aval para que mais municípios façam convênios com a nossa entidade, além de ser uma forma de gerar mais empregos”, afirmou.
Roberto Andrade disse que o fomento à arte e à cultura é uma de suas bandeiras na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e que iniciativas como as do Instituto Asas merecem todo o suporte do Poder Público. “Os profissionais da dança, às vezes, não recebem o devido reconhecimento de nossos governantes. É uma situação que precisa ser revertida com ações que incentivem a profissionalização dos artistas e deem a eles melhores condições de trabalho. Com a declaração de utilidade pública, o Instituto Asas terá mais possibilidades de buscar apoio para suas ações”, explicou.
Histórico
Fundado em 11 de agosto de 2005, o Instituto Asas nasceu da vontade de artistas, professores, jornalistas e promotores culturais em divulgar a cultura e firmar, cada vez mais, Viçosa no contexto artístico de Minas Gerais. A entidade conta com a experiência profissional do Núcleo de Arte e Dança e a colaboração de seus sócios fundadores.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade