Deputados vão verificar problemas relacionados ao turismo e à rede hoteleira após a realização da Copa do Mundo.
A Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) programou duas visitas para esta quinta-feira (22/10/15). A primeira, às 8h30, será ao Mineirinho (Estádio Jornalista Felipe Drummond), em Belo Horizonte. Na sequência, às 11 horas, os deputados visitam a Serraria Souza Pinto, no Centro da Capital.
As atividades têm por objetivo verificar problemas relacionados ao turismo e à rede hoteleira após a realização da Copa do Mundo. As visitas dão sequência às discussões iniciadas pela comissão na audiência do dia 24 de abril deste ano, quando foi debatida a crise do setor hoteleiro da Capital após a Copa.
O autor do requerimento para realização das visitas é o deputado Roberto Andrade (PTN). Segundo o parlamentar, os deputados da comissão têm feito um esforço para fomentar o setor de turismo em Minas Gerais. “Desde o fim da Copa do Mundo de 2014, principalmente na Capital, muitos empreendimentos ligados diretamente ao turismo tiveram uma grande queda de receita, o que tem acarretado falências e demissões. O setor hoteleiro, por exemplo, foi muito afetado, bem como bares, restaurantes e casas de eventos”, disse ele.
O deputado entende que Belo Horizonte necessita atrair eventos de grande porte, com um amplo trabalho de divulgação da cidade no Brasil e no exterior, para reverter a situação. Roberto Andrade defende também a necessidade de melhorar a infraestrutura metropolitana, com investimentos em mobilidade urbana, ampliação dos espaços de convenções, conclusão da reforma do aeroporto de Confins e utilização do aeroporto da Pampulha para voos regionais, entre outras medidas.
“Com esse intuito, já realizamos audiências públicas e fizemos visitas a espaços como a Prominas, o Minascentro e o Aeroporto de Confins. Agora, chegou a vez de conhecermos de perto o potencial do Mineirinho e da Serraria Souza Pinto. Estamos buscando formas de incentivar o turismo na Capital e, por consequência, em todo o estado”, afirma.
Os espaços – Situada no Centro da Capital mineira, a Serraria Souza Pinto é uma das principais construções do patrimônio histórico de Belo Horizonte. Foi inaugurada em 1913 com a função de produzir material para as edificações da Capital. Em 1997, após um trabalho de restauração e adaptação, comandado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), o prédio foi incorporado ao patrimônio do Estado e, em 1999, passou a ser administrado pela Fundação Clóvis Salgado, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura.
Segundo o site da Fundação, o espaço possui uma área construída de 5 mil m² e integra o conjunto arquitetônico da Praça Rui Barbosa (Praça da Estação). Destinado a eventos culturais, empresariais, técnico-científicos, sociais e comerciais, comporta atividades com até quatro mil pessoas em shows, ou 2.500 em eventos com utilização de mesas e cadeiras.
Já o Mineirinho, inaugurado em 1980, é um ginásio poliesportivo coberto, com capacidade para 25 mil pessoas, destinado ao incremento do esporte especializado, servindo também como palco para grandes shows e eventos. O local abriga ainda, em sua parte externa, a Feira de Artesanato do Mineirinho. Com cerca de 500 expositores, a feira funciona às quintas-feiras, das 16 às 22 horas, e aos domingos, das 8 às 17 horas. Além de produtos artesanais, bijuterias, roupas, bolsas e calçados, a feira oferece também barracas com comidas diversas e shows musicais.
Fonte: ALMG