Nesta quinta-feira (2), o deputado Roberto Andrade esteve na sede da Copasa, em Belo Horizonte, com autoridades dos municípios de Berilo e Couto de Magalhães de Minas, do Vale do Jequitinhonha, para cobrar dos representantes da empresa melhorias no abastecimento de água e tratamento de esgoto. Ambas as cidades sofrem com a seca e reclamam da precariedade dos serviços prestados pela Copanor, subsidiária da Copasa na região.
No encontro, o prefeito de Berilo, Lázaro, disse que o abastecimento de água da Copanor não é suficiente para atender à demanda da sede do município e reclamou da cobrança nas contas de água pelo serviço de tratamento de esgoto, mesmo não havendo um operando na cidade. Lázaro também tratou dos problemas no distrito de Lelivéldia, no povoado de Palmital e na Vila de Santo Isidoro. Já o prefeito de Couto de Magalhães de Minas, Marquinhos, além de fazer reclamações parecidas com as do prefeito de Berilo, pediu a revisão das tarifas cobradas dos usuários.
A diretora-presidente da Copasa, Sinara Chenna, e o diretor-presidente da Copanor, Alonso Reis da Silva, afirmaram que tomarão providências para amenizar os problemas. Na ocasião, o diretor de operações Gilson Queiroz Filho deu explicações técnicas sobre os contratempos havidos em algumas obras nos municípios e falou de prazos para terminá-las, como o término das obras em Santo Isidoro até dia 4 de abril.
Solidário com os problemas que afligem a população das duas cidades, o deputado Roberto Andrade pediu celeridade aos representantes da Copanor e colocou seu gabinete à disposição das autoridades do Jequitinhonha. “Os moradores de Berilo e Couto de Magalhães não aguentam mais sofrer com a falta de abastecimento de água, principalmente de água própria para consumo humano. É um direito que eles têm e que não está sendo respeitado. Espero que a direção da Copasa adote as medidas cabíveis na resolução dessas demandas apresentadas pelos prefeitos e não cobre taxas abusivas por serviços inexistentes. De minha parte, colocarei meu gabinete para dar todo o apoio técnico necessário aos municípios”, afirmou.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade
[/fusion_text]