Investir para fortalecer o turismo de eventos e negócios em Belo Horizonte é a solução para a crise do setor hoteleiro em Belo Horizonte, segundo os participantes de audiência pública realizada nesta sexta-feira (24/4/15), a pedido do deputado Roberto Andrade, pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os convidados apontaram, porém, alguns obstáculos nesse caminho e reivindicaram, principalmente, a construção de um grande centro de convenções municipal e a ampliação do Expominas.
Nos últimos dois anos, houve um aumento de 70% do número de quartos disponíveis na Capital, de acordo com a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Minas Gerais (ABIH-MG), Patrícia Coutinho. Os novos empreendimentos foram, em sua maioria, beneficiados por uma série de incentivos oferecido pela Lei municipal 9.952, de 2010, e por facilitações oferecidas pela prefeitura. Foram, de acordo com Coutinho, 83 alvarás de construção nos últimos dois anos e hoje teríamos 13.500 quartos disponíveis. O aumento da oferta teria reduzido em 30% a taxa de ocupação.
O deputado Roberto Andrade disse que é preciso fazer um diagnóstico mais apurado da situação dos hotéis e aproveitar melhor as oportunidades de turismo. Ele citou o exemplo do município de Tiradentes, que tem um acervo histórico menor do que o de Ouro Preto e, ainda assim, consegue atrair muito mais turistas. O deputado Geraldo Pimenta (PC do B), por sua vez, criticou o choque de gestão do governo anterior, que unificou as secretarias de Turismo e de Esporte. “Em quatro anos, perdemos um terço da mão de obra do turismo lá na secretaria, isso prejudicou muito o setor”, disse, lembrando que a atual gestão já separou de novo as duas secretarias.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade