A Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia de Minas promoverá, nos dias 3 e 4 de dezembro, um ciclo de debates sobre estratégias de retomada de desenvolvimento socioeconômico no estado. O evento foi organizado pelos deputados que integram a comissão, entre eles Roberto Andrade, e contou com a participação de membros de entidades das classes empresarial e sindical, representantes de governo e técnicos da ALMG. Os temas dos painéis dizem respeito a empreendedorismo, inovação, tecnologia, infraestrutura, carga tributária, entre outros.
Com o objetivo de discutir alternativas para superar a atual recessão econômica, a programação do encontro prevê a realização de uma palestra magna, na noite da quinta-feira (3), que deverá abordar o panorama da crise e as perspectivas de solução da situação econômica no Brasil e em Minas Gerais. Ao longo da sexta-feira (4), serão realizados quatro painéis para debater a retomada do desenvolvimento, tendo como perspectiva: a situação da indústria, do comércio, dos municípios e do emprego; a situação da agricultura e da pecuária; a infraestrutura e energia; e o empreendedorismo, inovação e tecnologia.
Roberto Andrade ressaltou a necessidade de um amplo diálogo dos setores empresarial, trabalhista, científico e acadêmico com o Poder Público, de modo a reduzir os entraves para as atividades econômicas em Minas Gerais. “Com a realização do ciclo de debates, pretendemos encontrar meios de superar a crise e propor medidas para retomar o desenvolvimento econômico em nosso estado. Para isso, é necessário aproximar os diversos entes da sociedade, como a iniciativa privada, os trabalhadores, as universidades e os órgãos de governo, e realizar um amplo diálogo entre eles, com cada lado expondo sua visão para os problemas atuais”, afirmou.
Interessados em participar do evento podem conferir a programação completa e fazer a inscrição, que é gratuita, no site da ALMG (www.almg.gov.br), na seção “Eventos e destaques”, até o dia 2 de dezembro. Também serão feitas inscrições presenciais nos dias dos debates, que acontecerão no Plenário.
São parceiros na realização do ciclo: a Associação Comercial e Empresarial (ACMinas), a Associação Mineira dos Municípios (AMM), a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Belo Horizonte e de Sete Lagoas, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/MG).
Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade