Na última semana participei juntamente com o Reitor da @ufvbroficial, Demetrius David da Silva; o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, Raul Guedes; e a diretora executiva do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa, Adriana Ferreira, de uma reunião com a Secretária secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), @anamariasoaresvalentini e equipe técnica, para apresentação do Plano de Negócios para a instalação do Centro Tecnológico de Biossegurança e Quarentena Vegetal (CTBQV) no Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ). Um projeto estratégico em defesa fitossanitária, sanidade vegetal e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para produção de alimentos e fibras.
No encontro foram apresentadas para a equipe da Seapa as justificativas dessa proposta para desenvolvimento do agronegócio no estado e no país. A diretora executiva do Tecnoparq, Adriana Ferreira de Faria, destacou que as atividades do CTBQV serão voltadas ao desenvolvimento de novas soluções tecnológicas para a detecção e erradicação de pragas exóticas indesejáveis, que representam uma ameaça ao agronegócio, bem como para o aumento de produtividade nacional de alimentos.
Durante o encontro a Secretária de agricultura manifestou-se pela implementação da proposta e assumiu o compromisso de tentar viabilizar os recursos necessários no âmbito do Governo de Minas Gerais. O projeto também foi apresentado ao subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômica, Felipe José Fonseca Attiê, que também demonstrou o seu compromisso em apoiar a implantação do Centro.
De acordo com o Reitor, o CTBQV será um divisor de águas no desenvolvimento da Zona da Mata, com elevado potencial para atração dos setores de Pesquisa e Desenvolvimento de grandes empresas nacionais e internacionais que atuam no agronegócio.