O deputado estadual Roberto Andrade (Avante) desde a semana passada vem sendo apontado como o principal nome para assumir a liderança do bloco base de Romeu Zema na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Nesta quarta-feira, enfim foi feita a definição e a mesma foi lida em assembleia. O nome de Roberto surgiu não só por ser muito querido pelos colegas do bloco, do qual ele já é um dos vice-líderes, mas também pela relação próxima com o atual secretários de Governo, Igor Eto (Novo).
O líder do bloco é o responsável por fazer a interlocução e levar as demandas dos parlamentares ao Governo e negociar para que os parlamentares votem junto com o mesmo.
“Essa é uma função de muita responsabilidade, fazer a interlocução da Assembleia com os anseios do Governo é uma tarefa difícil, principalmente com os desgastes que essa relação vem sofrendo no últimos tempos, mas é um desafio que estamos aceitando e pretendo cumprir com muita dedicação, trabalhando bastante e sempre empenhado em tomar as melhores decisões para Minas Gerais”, disse Roberto Andrade sobre a nova função.
O posto de liderança no bloco ficou vago após a renúncia do deputado Raul (PSC) pedir renúncia alegando foco em sua campanha para reeleição nesse ano de 2022. Além disso, devido à relação de confronto entre o Executivo e o Legislativo nos últimos anos, ocupar a liderança acaba gerando desgaste com outros deputados, principalmente entre os parlamentares que seguem o bloco do presidente da casa.