A partir de 2022 a macrorregião leste do sul terá um crescimento de 20 milhões por ano em investimentos através da implantação da nova política de atenção hospitalar do estado de minas gerais – valora minas. Os hospitais das microrregiões de viçosa, ponte nova, Manhumirim e Manhuaçu serão contemplados com esta nova pactuação, o valora minas.
A nova política trará inúmeros benefícios, como a qualificação do atendimento e a ampliação do acesso, a partir de agora os repasses estão condicionados aos resultados entregues para a população.
Além disso, o valora minas fortalece hospitais de pequeno e médio porte, elevando sua importância dentro da rede, além de reconhecer a vocação de cada instituição hospitalar.
Dentre as unidades de saúde contemplados estão os hospitais de viçosa – são João batista e são Sebastião
Em ponte nova – hospital Arnaldo Gavassa, hospital nossa senhora das dores
Em Raul Soares, hospital São Sebastião.
E os hospitais que atendem as cidades de Manhumirim, Manhuaçu, Conceição do Ipanema.
Outra novidade importante é a implantação do serviço móvel de urgência, o SAMU. A expectativa é que o serviço esteja disponível para a população em dezembro deste ano.
O processo de ampliação do SAMU envolve a incorporação de 53 municípios da região em uma central de regulação de urgência única, somada à aquisição de 23 ambulâncias, com quatro unidades de suporte avançado, distribuídas em Manhuaçu, em ponte nova e em viçosa. Serão investidos 14 milhões na implantação do serviço.
Mais qualidade do atendimento de saúde, mais pessoas alcançadas. Com seriedade e compromisso, vamos trabalhando ao lado do governador Zema, pela população da nossa região.