Nesta quinta-feira (11), o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral João Octacílio Silva Neto, assinou a resolução que instituiu a 5ª Delegacia Regional de Viçosa. O ato permite que sejam destinados ao município novos delegados, peritos e médico legista, além de mais viaturas e ampliação da estrutura física da unidade. Após a chegada do novo efetivo, a delegacia operará em regime de 24 horas.
As delegacias regionais da Polícia Civil constituem um nível intermediário de gestão em âmbito localizado, sendo que o estado de Minas Gerais, atualmente, encontra-se dividido em nove departamentos e 54 delegacias regionais. Os delegados regionais têm a incumbência de proceder a gestão operacional e a articulação das delegacias no campo das apurações penais e do exercício da polícia judiciária, buscando a redução da criminalidade.
A delegacia regional de Viçosa está ligada ao 4º Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora e contará com as comarcas de Viçosa, Ervália e Teixeiras, o que abrangerá as cidades de Cajuri, Coimbra, Paula Cândido, Canaã, São Miguel do Anta, Araponga e Pedra do Anta. A atual delegacia receberá um prédio anexo de 104 m², obra orçada em R$ 230 mil.
A solenidade contou com a presença de autoridades da Polícia Civil e da Polícia Militar, representantes da Justiça e lideranças municipais e regionais. Primeiro a discursar, o prefeito Ângelo Chequer fez questão de enaltecer o trabalho dos policiais civis de Viçosa, que, mesmo com estrutura operacional limitada, “têm tirado leite de pedra e feito um trabalho digno de respeito e admiração”. Para o prefeito, “a instalação da delegacia regional representa uma conquista para a segurança pública em Viçosa, onde, nos últimos anos, os investimentos do estado não acompanham o visível e bárbaro crescimento da criminalidade e da violência”. Ângelo também falou do apoio logístico e financeiro, no valor de R$ 260 mil anuais, que a Prefeitura dá à Polícia Civil mesmo não sendo obrigação do Executivo municipal.
Já o deputado Roberto Andrade destacou o momento histórico para Viçosa, uma vez que a regionalização da delegacia da Polícia Civil era um pleito antigo dos cidadãos de toda a microrregião. Na ocasião, o parlamentar viçosense lembrou que, embora a repreensão ao crime seja indispensável, o fundamental para combater a violência é atuar de maneira preventiva, dando apoio a projetos de inclusão social. Roberto Andrade citou o exemplo do Projeto Passos para um Futuro, iniciativa do deputado, em parceria com o Núcleo de Arte e Dança, que ministra aulas de dança e percussão para crianças e adolescentes carentes do município e é referência estadual de promoção da arte. Segundo Roberto Andrade, o próximo passo das lideranças políticas é lutar pela elevação de alguma delegacia regional da Zona da Mata para departamento, com capacidade de atender a várias microrregiões.
De acordo com o chefe da PCMG, a nova estrutura da unidade de Viçosa abrigará, no futuro, uma Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade